Mario Abdo Benítez (MARITO) é eleito novo presidente do Paraguai

NOVO PRESIDENTE DO PARAGUAI – Conservador herdará país em pleno crescimento econômico, mas com desafios sociais e políticos. 

O conservador Mario Abdo Benítez foi eleito presidente do Paraguai no último domingo, confirmou o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jaime Bestard.

Benítez, do Partido Colorado, recebeu 46,49% dos votos. Seu principal adversário, o liberal Efraín Alegre de uma coalizão de centro esquerda, recebeu 42,72% da preferência dos eleitores.

Graduado em marketing nos Estados Unidos e filho de um dos homens fortes da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989), Marito – como é conhecido para ser diferenciado do pai, Mario Abdo Benítez, morto em 2013 – herdará um país em pleno crescimento econômico, mas com desafios nas áreas sociais e políticas.

A Justiça eleitoral avaliou a participação de eleitores em 65% de um total de 4.241.000 habilitados a votar. A população total do país é de 7 milhões de habitantes.

Em seu primeiro discurso após a vitória, Marito pediu unidade para “construir o futuro do Paraguai”. “O meu compromisso é ganhar a confiança dos que hoje nos acompanharam”, disse. “Peço que sejam parte dessa história que vamos construir juntos”, acrescentou.

O novo líder sucederá em agosto o presidente Horacio Cartes, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado. QUE DEUS ABENÇOE O NOVO PRESIDENTE DO PARAGUAI E TODO POVO PARAGUAIO. MUITO SUCESSO!