Cadastramento Biométrico tem que ser feito até 09 de Maio

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICOOs eleitores têm até 9 de maio para regularizar sua situação. Quem perder este prazo, não conseguirá votar em outubro e pode ter dificuldades em processos que exigem o título eleitoral em dia, como assumir cargos em concursos ou tirar e renovar o passaporte.

Para saber se a biometria é obrigatória em sua cidade, é preciso consultar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado onde mora.

Há cidades em que o procedimento não é obrigatório agora ou que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou todos os eleitores do local  já cadastrados.

No site do TSE é possível consultar o andamento da biometria na sua cidade. Todas da lista possuem o kit e vêm fazendo o cadastramento de eleitores. Em São Paulo, por exemplo, apenas 41,93% dos 8.951.658 de eleitores passaram pelo procedimento.

Para fazer o cadastro, basta levar documento original com foto, comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses e título de eleitor, se você já tiver. Se for o primeiro título, homens de 18 a 45 homens devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.

O recadastramento inclui aqueles para quem o voto é facultativo, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade.